Gramatikero: NENIES




NENIES

Pronome invariável, que significa " de ninguém":

- Memoru, ke Esperanto estas nenies propraĵo.(Lembre-se que o Esperanto não é propriedade de ninguém.)
- Mi estas nun tre kontenta, ĉar mi havas mian panon kaj bezonas jam nenies helpon. (Estou muito satisfeito porque tenho meu pão e não preciso da ajuda de ninguém.)
- Nenies opinion mi akceptas blinde. (Não aceito cegamente a opinião de ninguém.)
- Mi fariĝos nenies sklavo. (Não me tornarei escravo de ninguém.)
- Mi povus do hejmeniri senbrue dank' al mia ĉefŝlosilo, vekante nenies atenton. (Eu poderia então  entrar em casa sem barulho, graças à minha chave- mestra, não chamando a atenção de ninguém.)
- La avantaĝo de la planlingvoj estas, ke ĉiu komencas sammaniere, ĉar ĝi estas nenies nacia lingvo.(A vantagem das línguas planejadas é que cada um começa da mesma maneira, porque ela não é língua nativa de ninguém.)



--
Postado por Blogger no GRAMATIKERO em 3/28/2015 07:18:00 AM



--

Programo Mia Amiko: http://esperanto.brazilo.org
Twitter: @MiaAmiko

Comentários