sábado, 15 de dezembro de 2012

Primeiro Aniversário do Programa Mia Amiko


Há exatamente 1 ano, fundávamos o Programa Mia Amiko, dentro do Movimento Virtual do Esperanto@Brazilo. 

Foi um ano maravilhoso, conseguimos instituir nossa metodologia, desenvolvemos nossos monitores nascidos no próprio programa. Tivemos jogos didáticos que tem auxiliado muito nossos alunos a trilharem uma via mais rápida no aprendizado da língua: o "Vorto de la Tago" foi um sucesso e agora temos o  "Gramatikero" que deve durar até Maio de 2013. Tudo tem fortalecido o conhecimento mais aprofundado da língua desenvolvido pelos nossos alunos virtuais.

Nossa lista "Mia Amiko" se firmou como base de nossa socialização e está a caminho de 300 participantes. A contato virtual de nossos alunos tem se mostrado muito frutífero. Já se discutiu de tudo sobre o Esperanto: história, gramática, divulgação e muito mais temas interessantes em torno de nosso idioma internacional. Além disso, houve aulas no Skype por vários meses, com vários horários na semana.

Podemos dizer que hoje compreendemos como os nossos interessados em Esperanto se comportam e como gostam de estudar a língua. Mas, o mais importante de tudo é que crescemos com a amizade.  Sem amizade e respeito humano não há Esperanto... Essa parece ser a grande regra para se fazerem esperantistas. Não queremos só ensinar o Esperanto, mas queremos passar aos nossos alunos, a língua junto com o seu ideal. Somente esperantistas são capazes de continuar a difundir e ensinar a nossa língua, além de se manter vivo o ideal de neutralidade proposto por Zamenhof.

Muito obrigado a todos e vamos trabalhando.


--
Esperanto@Brazilo - http://esperanto.brazilo.org
Movimento Virtual de Esperanto no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário