RESOLUÇÃO DO CONGRESSO MUNDIAL DE ESPERANTO - HANÓI 2012



Reunindo-se em Hanói, Vietnã, de 28 de julho a 04 de agosto de 2012, os mais de 800 participantes do 97º Congresso Mundial de Esperanto, provenientes de 62 países, reafirmam a importância de uma língua
construída sobre os ideais de paz, amizade e respeito mútuo.

Para pessoas de todos os países e com diferentes alicerces culturais, o esperanto propõe um meio prático e eficaz para o contato direto, para o conhecimento recíproco e para a amizade profunda.

Para um mundo em que ainda existem muitos conflitos e injustiças, o esperanto propõe uma cultura de paz, a qual é construída conjuntamente por pessoas de todos os continentes em um ambiente igualitário.

Para uma comunidade internacional que se esforça para realizar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, o esperanto propõe um caminho complementar de evolução para uma parceria mundial na qual colaborem não apenas estados com estados, mas homens com homens.

125 anos após seu surgimento, o esperanto é cada vez mais usado como ponte para a amizade, para a paz e para o desenvolvimento – evolução acelerada pela divulgação de outro instrumento de comunicação
mundial, a internet. Um entre vários exemplos disso é a inclusão, neste ano, do esperanto como 64ª língua no sistema de tradução em rede do Google.

Convidamos homens e mulheres de todos os países a utilizar esta ponte e a colaborar em sua construção, objetivando um mundo mais justo e pacífico, no qual floresçam todas as línguas e culturas.

--
Postado por pnascentes no PAPO.COM PNASCENTES em 8/09/2012 05:22:00 PM


Virtuala Brazila Esperanto-Movado - Esperanto@Brazilo

Comentários