domingo, 25 de novembro de 2012

[GRAMATIKERO] Prefikso FI




PREFIKSO FI 
(Prefixo FI) O prefixo FI- dá conotação de má qualidade, de mau carácter, algo não desejado, repulsivo, abominado. Ou seja, algo de que normalmente as pessoas repudiam.

1. Fiuloj estas malhonestaj. (Indivíduos de mau carácter são desonestos.)
2. Malfeliĉe, registaroj havas multajn fioficistojn. (Infelizmente, os governos têm muitos funcionários de mau carácter.)
3. Moskitoj estas fiinsektoj, ĉar ili pikas nin kaj kaŭzas jukadon. (Mosquitos são insetos indesejados, porque eles nos picam e causam coceira.)
4. Fikomercistoj vendas produktaĉojn zorgante nur pri profito. (Comerciantes de má índole vendem produtos de má qualidade prezando apenas pelo lucro.)

OBSERVAÇÕES: O sufixo -AĈ tem significado semelhante ao prefixo FI- e, em muitos casos, ambos são utilizados de forma aparentemente equivalente. No entanto, eles são diferentes: -AĈ é mais objetivo, o qual mostra simplesmente que algo é de má qualidade física, não capaz ou adequado para determinado fim; e FI- é mais subjetivo, expressando uma qualidade detestável de um indivíduo segundo a avaliação do interlocutor. Exemplo: fikomercisto é um comerciante desonesto, injusto, que quer tirar proveito do cliente, e produkto é um produto de baixa qualidade, que não irá atender adequadamente às expectativas do consumidor que o comprou. Como comparação, se escrevesse-se komercisto, trataria-se de um comerciante ruim como profissional, mal preparado, incompetente, mas não necessariamente desonesto.


Programo MIA AMIKO

Retaj Kursoj de Esperanto


Movimento Virtual de Esperanto no Brasil

Esperanto@Brazilo

http://esperanto.brazilo.org




--
Postado por MIA AMIKO ESPERANTO no GRAMATIKERO em 11/25/2012 09:47:00 AM



--
Esperanto@Brazilo - http://esperanto.brazilo.org
Movimento Virtual de Esperanto no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário